Com o agravamento da pandemia do coronavírus impactando diretamente na vida das pessoas, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, reforça as ações, programas e serviços socioassistenciais disponíveis para a população em situação de vulnerabilidade.
A proteção social é uma das principais medidas da gestão da prefeita Marília Campos no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no município, bem como a garantia da segurança alimentar com acesso à alimentação de qualidade. “A proteção social, que já é um direito fundamental do cidadão, se torna ainda mais importante em um período de crise econômica e de pandemia, como este que estamos vivendo, e a Prefeitura não mede esforços para minimizar os impactos negativos na vida dos mais pobres e vulneráveis. Os serviços continuam, mas respeitando as medidas restritivas”, afirma a prefeita Marília Campos.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipamentos públicos essenciais à população, permanecem abertos com atendimento presencial, mediante agendamento via telefone. São 10 CRAS e 4 CREAS em todo o município.
Já a população em situação de rua conta com o Centro POP, que está localizado na rua Sevilha, 55, Santa Cruz Industrial. Também os serviços de proteção social especial de alta Complexidade estão à disposição para quem precisa.
Outros serviços de acolhimento, acompanhamento assistencial e orientação também estão ativos neste período de isolamento. São eles: Abrigo Bela Vista, Casa de Passagem, os Conselhos Tutelares e a Central do Cadastro Único.
Confira os contatos dos serviços AQUI.
Bolsa Família
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar esclarece que os beneficiários do Bolsa Família de Contagem podem continuar contando com o benefício, já que estão suspensas pelo Governo Federal as revisões e atualizações do CadÚnico, incluindo os cancelamentos de cadastros desatualizados no programa. Desta forma, nenhuma família beneficiária que estiver com o cadastro desatualizado terá o benefício bloqueado até que a medida federal permaneça em vigor.
Porém, a secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, reforça a importância de as famílias se atentarem às informações disponibilizadas pelo município quanto ao retorno obrigatório das atualizações cadastrais. “A correta informação permitirá que priorizemos o atendimento a pessoas que ainda não possuem cadastro. O atendimento também acontece por telefone e vem sendo otimizado pela forma remota, por agendamento, seguindo as regras sanitárias”, enfatizou.
A Central de Atendimento do Bolsa Família está atendendo com agendamento prévio, como medida de prevenção ao contágio do vírus SARS-CoV-2. Tel: 3352-5418/3352-5367.
Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)
Em Contagem, o cadastramento é realizado por meio da Central do Bolsa Família, no subsolo do Shopping Contagem e em oito Centros de Referência da Assistência (CRAS). Imigrantes que possuem o Cadastro de Pessoa Física (CPF), também podem se cadastrar.
Para o cadastro, é necessário possuir renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou de até três salários-mínimos no total. “É muito importante que todas as famílias que se enquadre nesse perfil, se cadastre”, recomenda a diretora de Programas e Benefícios, Cláudia Ferreira.
O CadÚnico é um instrumento nacional de registro de informações que tem por objetivo a identificação das famílias de baixa renda existentes no Brasil.
Segurança alimentar
Os Restaurantes Populares, responsáveis por fornecer refeições de qualidade a baixo custo, seguem fechados para a população durante o período de isolamento na cidade. A forma do atendimento permanece apenas com a entrega de marmitex pelas Cozinhas Comunitárias para as famílias cadastradas Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e para a população em situação de rua, evitando aglomerações nos locais.
Os Bancos de Alimentos permanecem recebendo as doações dos supermercados, sacolões e agricultores e distribuindo para instituições socioassistenciais cadastradas para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o Banco de Alimentos conta com 75 instituições cadastradas.
Para se tornar um parceiro doador do Banco de Alimentos, é preciso entrar em contato pelo telefone (31) 3353-1474 ou pelo e-mail bancodealimentoscontagem@gmail.com para agendar a retirada da doação, ou então entregar presencialmente no local. O endereço é rua São Lucas, 266, Água Branca, Contagem. O Banco de Alimentos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Repórteres Flávia Nunes e Bruna Alessandra
Fotógrafo Elias Ramos